sábado, 21 de novembro de 2009

UM POUCO DE VILHENA - RO

Postado por Nidiane Latocheski às sábado, novembro 21, 2009
Reações: 
31 comentários
Abaixo uma homenagem a Vilhena, de Marília Cavasin - Fonte: Extra de Rondônia 


UM POUCO DA HISTÓRIA
Vilhena é um município do estado deRondônia. Sua população, de acordo com o IBGE/2008 é de 68.405 habitantes, sendo assim a 30ª cidade mais populosa da Região Norte do Brasil.
O município é conhecido como Portal da Amazônia por estar situada no local de entrada para a região Amazônica Ocidental e também é conhecida como Cidade Clima da Amazônia por ter uma temperatura menor, comparada a outras cidades da Região Norte.
O nome "Vilhena" foi denominado por em homenagem ao engenheiro maranhense chefe da Organização Telegráfica Pública, Álvaro Coutinho de Melo Vilhena. Este, em 1908 foi nomeado pelo Presidente da República, Diretor Geral dos Telégrafos.
(Wikipédia)

Fundada em 23 de novembro de 1977, completando neste ano seus 32 anos.

Uma breve demonstração do município de Vilhena, no estado de Rondônia, no vídeo abaixo.
Créditos de Alpha Produções.
Tirando a parte da "Excelente estrutura planejada.. e administração jovem, de sucesso" , o vídeo é bem construído..confira e conheça mais um pouco desse município!

Dê sua opinião!
Quais os pontos relevantes do vídeo? Sabendo da veiculação na internet, o que você mudaria, caso o editasse?



quarta-feira, 18 de novembro de 2009

UM POUCO DE ÁLVARES DE AZEVEDO

Postado por Nidiane Latocheski às quarta-feira, novembro 18, 2009
Reações: 
3 comentários
Há 4 anos, trabalhamos o projeto "Conhecendo Álvares de Azevedo", na Sala de Leitura. A finalidade  inicial era expor a vida e obra do autor que dá nome à  Escola. No segundo ano do projeto, Alessandra e eu decidimos incluir a história da escola também, renomeamos então, o projeto: "(Re) Conhecendo Álvares." Com a inclusão das novas tecnologias, 2006 foi o ano em que iniciamos as apresentações sobre Álvares em slides, projetadas em datashow.
Nas pesquisas pelas páginas na web, encontrei um site bacanérrimo o LIVROCLIP, que desperta a curiosidade sobre as obras literárias. Vale a pena conferir!
Em 2009,  o projeto também veiculou o livroclip ÁLVARES DE AZEVEDO - O poeta Rock and Roll, nas aulas de leitura.



Hoje achei mais um com o trecho da obra MACÁRIO :

domingo, 15 de novembro de 2009

TRABALHO RECONHECIDO!!

Postado por Nidiane Latocheski às domingo, novembro 15, 2009
Reações: 
2 comentários
Quero aqui relatar a satisfação e EMOÇÃO que sinto ao ler as ótimas matérias feitas por colegas professores e também pelo pessoal da imprensa, bem como os comentários dos amigos e alunos.

A Doralice, uma das primeiras a escrever é do Paraná, em seu blog Na mira do Leitor, descreve seu pensamento
      "Fazer a diferença na educação das crianças e jovens é uma possibilidade, mas é preciso aliar não apenas a competência profissional voltada às funções inerentes ao cargo exercido, mas também arrojo, disposição de superar os obstáculos, muitas vezes assentados no comodismo e na idéia de que tudo deve vir de cima literalmente". 


O site HOJE Rondônia como sempre, mandou bem, pesquisou e pôs destaque ao prêmio e como conquistá-lo.

No blog Depois da Aula que trata de assuntos referentes à Educação, homenageia a importância em compartilhar ideias e projetos. "Já que isso motiva outras pessoas."

O site de notícias EXTRA de Rondônia  também garimpou minhas palavras neste blog e publicou uma matéria bem elaborada e muito acessada (210 leituras em 24horas - até agora). Já li 5 comentários positivos sobre minha postura como professora, em que reconhecem meus feitos.. OBRIGADA, PESSOAL!!

O meu ídolo de professor, Celso Ferrarezi Jr., publica minha experiência em sua página pessoal e estimula a todos nós, professores, a continuar compartilhando das experiências positivas.. Sempre que leio seus textos, aprendo alguma coisa..LEIAM também!!



Ontem pude conferir a matéria feita pela jornalista Josi Menezes da Folha do Sul, que me entrevistou na última quinta-feira (12/11). Ela caprichou também. A começar pela foto super sugestiva.. Deu até saudade das aulas de leitura que ministrava, na Sala de Leitura..


Quero agradecer ainda aos sites: VilhenaAgora, OndaSul fm.

 São as pessoas positivas como vocês, que nos motivam a prosseguir e realizar ainda mais ações que fazem a "diferença na vida dos nossos alunos, da comunidade escolar, de nossa cidade, estado, país ou ainda melhorar o planeta em que vivemos. " como alguém já comentou na matéria veiculada pelo Extra..

Quero ainda dizer que jamais esquecerei de vocês que deram total apoio e foram parceiros incondicionais dessa jornada de Sala de Leitura. Valeu muito a pena trabalhar com vocês, colegas, pais e alunos!! Se voltasse no tempo, faria tuuuuuuudo de novo, só pra ver o brilho nos olhos dos principais protagonistas de nossas escolas/aulas/projetos:
OS ALUNOS, que sempre avalizaram meu trabalho. 
É a vocês que dedico o prêmio que conquistei!!

Mil vezes OBRIGADA!!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

NOVO LAYOUT - by Pauliiiiiiiiinha

Postado por Nidiane Latocheski às quinta-feira, novembro 12, 2009
Reações: 
3 comentários
Nossa! Como é bom mudar pra melhor!! A minha "designer predileta" é a Paula Monteiro Lobato - como sempre digo, já tem no nome a literariedade.. e a bixinha é parente do Monteiro Lobato siiiiiim, gente!

Ele ficaria orgulhoso de ver as novas gerações tão criativas e críticas como ele, pensando além do seu tempo, pessoas de VISÃO!! E nem preciso dizer o quanto encaixa-se perfeitamente pra Paula tais características. Conheci ela este ano, lá no 3ºrinho do Sesi. Uma menina de ouro, além de versátil, moderninha, antenada,  que adora novidades e tecnologia! Acho que por isso, também tivemos muitas afinidades no decorrer do ano e agora, pode-se dizer que somos AMIGAS. Mais uma de minhas AMIGALUNAS!!

É a de verde nesse palco tão significativo pra eles que encerraram o 3º ano agora em outubro!Nasceram pra brilhar mesmo!!


Quero agradecê-la mais uma vez pela leveza do blog e as cores que pôs nele!! Ameeeeeeeei!!

Ah, agora para as meninas que leem o blog, a Paula tem um só pra vcs!! acessem : Blog da Paulinha, vão gostar!!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Prêmio Professores do Brasil

Postado por Nidiane Latocheski às terça-feira, novembro 10, 2009
Reações: 
4 comentários

Prêmio Professores do Brasil - publicado no site da

                                           Fundação Bunge 

Publicado em 09/11/09 às 11h45min


Acabam de ser anunciados os nomes dos professores vencedores da 4ª edição do Prêmio Professores do Brasil, iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Bunge, Instituto Votorantim, Instituto Pró-Livro e Fundação SM.
Os 35 educadores de diversos estados brasileiros, de todas as etapas da educação básica (ensino fundamental 1 - do 1º ao 5º ano - e ensino fundamental 2 – do 6º ao 9º) e ensino médio, receberão prêmio de R$ 5 mil, diploma e troféu. A escola do educador premiado também será contemplada com equipamentos audiovisuais e multimídia no valor de R$ 2 mil.
A solenidade de entrega do prêmio acontece em Brasília no final do ano, com a presença dos vencedores, que têm todos os custos da viagem pagos pelos organizadores. Além da cerimônia de entrega dos troféus, os educadores participam do Seminário Prêmio Professores do Brasil, o que possibilita a troca de experiências entre os educadores de escolas públicas de diversas regiões do Brasil.
Confira:
Educação Infantil
Aridea Gonçalves Leão – Vitória/ES
Luzia Maria Pessoa Campos - São Luís/ MA
Lenise Sampaio Ribeiro – Salvador/ BA
Patrícia Machado de Freitas – Florianópolis/SC
Marta de Moura Nunes Dias – Curitiba/ PR
Eliane Rodrigues Serique de Araújo– Rio de Janeiro/RJ
Irene Pio Pereira – Catalão/GO
Ensino Fundamental – Séries Iniciais (1º ao 5º ano)
Maria do Socorro Fragoso Alves – Palmas/TO
Susi Cristina Biasibetti – Nova Bréscia/RS
Cristina Pires Dias Lins – Dourados/MS
José Reginaldo dos Santos - Aracaju/SE
Edson Francisco de Moura - São Gonçalo do Amarante/RN
Soraya Freire de Oliveira – Manaus/AM
Angélica Alves Bueno – Catalão/GO
Tatiana Bianca Rebelo Basso – Blumenau/SC
Ensino Fundamental – Séries Finais (6º ao 9º ano)
Luciane Rosário Sampaio Frizzera – Serra/ES
Wilma Lemes Ferreira - Rio Verde/GO
Rejane Maria Christ Ghellere - São Miguel do Iguaçu/PR
Vera Beatriz Hoff Pagnussatti – Mal. Cândido Rondon/Paraná
Ivanilda Almeida Soares Bonfim – Guanambi/BA
Vanildo dos Santos Silva – Salvador/BA
Andréia Silva Brito - Presidente Médici/RO
Iris Maciel Panjola – Macapá/AP
Jorge Luiz Samaniego Sambrana – Corumbá/MS
Meire Cristina Fiúza Canal – Bariri/SP
Ensino Médio
Nilva de Fátima Oliveira - Pontes e Lacerda/MT
Wagner Garcia Siqueira – São Paulo/SP
Nidiane Aparecida Latocheski – Vilhena/RO
Rozecrei Rosa – Campos de Júlio/MT
Bernardete Terezinha Denardi Costa - Pato Branco/PR
Lilaine Zub – Rio Azul/PR
Andrea Regina Mello Fonseca - Belo Horizonte/MG
Marcos Afonso Soares de Oliveira - Rio Branco/AC
Cláudia Maria Gomes de Araújo - Parnamirim/RN
Fernanda Diniz da Silva - Sítio Novo/MA

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

PROJETO PREMIADO

Postado por Nidiane Latocheski às segunda-feira, novembro 09, 2009
Reações: 
5 comentários


Graças ao acesso aos blogs e mini-blog fiquei sabendo do 4º PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL. Isso foi no dia 27/09 (domingo). E o prazo de envio era só até dia 30/09 (quarta).. Pense! Que correria foi organizar tudo, ler e reler mil vezes o regulamento!! E finalmente, enviar às 16:30, ou seja, o Correio já iria fechar.. mas como sempre temos uma "boa alma" pela frente, liguei e falei com a Míriam, que deu um jeitinho de aceitar que eu entrasse antes das 17h, horário limite, em que encerram-se as atividades e nada mais pode ser carimbado... Mas, consegui chegar em 5 minutos, após perfurar todos os papéis e tb fazer o Warlley  buscar a declaração, assinada pela diretora que estava  na escola...TUDO ASSIM!!

Quando consegui por tudo no SEDEX, chegou dar um alívio!!!!Ufa!! E orei para que o pessoal pelo menos lesse com carinho o projeto.Mas, sabendo que trata-se de Prêmio Nacional, não botei muita fé, apesar de saber que o projeto é bom.Melhor esperar pelo pior, pq a decepção se torna menor.. kkkk
Eis que o melhor aconteceu!!! ihuuuuuuuuuuuuuuuuu!!! 

( li no site de Curitiba que  "Este ano, foram inscritos 3 795 projetos.")

Depois de 40 dias (HOJE), um telefonema me surpreende:
1- olhei o número e quase não atendi.. (61), pensei: ah! esse povo de telemarketing, cartão, contas, sei lá..
2- resolvi atender..
- "bom dia, a professora Nidiane está?"
Pensei, uai! um nº interurbano e me chamando de professora..
- sim, é ela...
- aqui é Gilson, do MEC. Estou ligando para parabenizá-la pelo projeto enviado e PREMIADO!!
Fiquei em dúvida ainda se tratava de algum trote, mas lembrei de imediato da correria e que realmente, poderia ser... ms é indescritível os sentimentos que me ocorreram... Um tremor por dentro e por fora... simplesmente EMOCIONANTE. A melhor sensação é saber que o seu trabalho foi reconhecido!!

Nossa! tô atônita, lesada, trêmula, feliz, feliz, feliz!! Não tem preço tal sensação!!!
Agora, o próximo passo é me preparar para um seminário em Brasília, no início de Dezembro...

Obrigada a todos os que confiaram em mim!! A começar pelos de casa: mãe, edy, warlley, amandinha, pedro, d.marta, lu, dvd.. os da escola: marli,  alessandra, lucineide, lurdes, lia, gilvani, adriana w, emília, juan (q todo dia me chama de prof. nota dez.. só pra zoar..kkkk),mariza,  adriana oliveira, adriana warcken, lucimara, luciana moretti, adriana sinhorini, ariane (ex-aluna, mas sempre amiga), edina, mari, sônia, marlice e todos os  meus alunos queridos.

O projeto chama-se "Reestruturação da Sala de Leitura Álvares de Azevedo".
Algumas fotos desse projeto que é o meu ORGULHO:


                                               E BRINCO TAMBÉM, CLAAARO!!






Mais fotos no orkut Sala de Leitura Álvares de Azevedo
 

Blog da Nidi Copyright © 2010 Designed by Paulinha Lobato