sexta-feira, 31 de julho de 2009

Quase Férias...

Postado por Nidiane Latocheski às sexta-feira, julho 31, 2009
Reações: 
4 comentários Links para esta postagem


ORIGEM


O termo férias designa o período de descanso a que têm direito empregados, servidores públicos, estudantes etc., depois de passado um ano ou um semestre de trabalho ou de atividades. Provém do latim 'feria, -ae', singular de 'feriae, -arum', que significava, entre os romanos, o dia em que não se trabalhava por prescrição religiosa (CHIQUE, HEIN?)

A palavra latina encontra-se também na denominação dos dias da semana do calendário elaborado pelo imperador romano Constantino, no século III d.C., que os santificou com o nome de 'feria' e o sentido de comemoração religiosa: 'Prima feria, Secunda feria, Tertia feria, Quarta feria, Quinta feria, Sexta feria e Septima feria'. No século IV, ainda por influência da Igreja, 'prima feria' foi substituído por 'Dominicus dies'(dia do Senhor) e 'septima feria' transformou-se em 'sabbatu', dia em que os primeiros judeus cristãos se reuniam para orar. A língua portuguesa foi a única a manter a palavra 'feira' nos nomes dos dias de semana.
ACESSADO EM: 31/ 07/09

Lá no site, ainda compara as férias escolares em diversos lugares do mundo.. Como trabalho na área da Educação, fico dependendo dos calendários escolares para tb ter férias.. Antigamente, quando eu estudava, pensava que era uma das melhores profissões, pq tem direito a férias duas vezes no ano..

Mas, hj estando neste meio, vejo a necessidade que temos (alunos e professores) de descansarmos um pouco no meio do semestre.. É mta pressão no ambiente escolar. Os alunos, por sua vez, têm várias e várias atividades para cumprir, projetos pra realizar, provas, etc. Nós, os professores elaboramos atividades, aulas, projetos, provas e ainda conferimos tudo pra avaliar... Só de lembrar dessa rotina, mtos de nós acabamos ficando bastante sobrecarregados... Fora que levamos bastante coisa pra fazer em casa..

Minhas ‘quase férias...’

Quando comecei escrever, queria apenas refletir um pouquinho no que podemos fazer de nossos recessos e férias.. o ideal é nos DESLIGARMOS completamente de nossas atividades rotineiras.. De preferência em outros lugares, clubes, shoppings, cinemas, cidades ou chácaras, etc.
Desta vez, fui reencontrar meus irmãos que moram longe.. matar um pouco a saudade.. Fiquei só 5 dias, mas já pude aproveitar legal..
Veja algumas imagens:
Jogando BINGO.. prêmios doces..rs
Lindas sobrinhas!! amooo

descontração...


Pedro Vinícius, querido...




Nem sabia q existia esse dia!! (10/07/09)


Indo pra feeesta...





Escolha da Rainha do Rodeio de Juína/MT




Arena Country - Banda muito boa!!


Nos sites...












Equipe da BAND - Cidade Verde
Muuuito bom!! Nos divertimos a beça...
Mas, como sempre fica a sensação de que passou depressa demais!!

terça-feira, 28 de julho de 2009

Sugestões para o evento das SL de Vilhena

Postado por Nidiane Latocheski às terça-feira, julho 28, 2009
Reações: 
3 comentários Links para esta postagem

olá!!

Solicitamos novas ideias pra rechear as atividades no
III LeituraViva na Praça, que será dia 15/08.

Nosso tema, como já foi postado aqui será:

Thalita Rebouças - a escritora + POP da nossa escola!!

Se vc já leu algum livro dela, conhece detalhes sobre, ou simplesmente é fã, passe msgs pra nós ou comente aqui..
Vamos realizar NOSSO PROJETO juntos!!
No retorno às aulas nos falamos mais!!
Bom resto de recesso..conf. postagem do

Obrigada desde já!!

PS.: GENTE, ela foi a primeira a comentar no meu blog!!
Tô emocionada!! E com mta ESPERANÇA de realizarmos
um bom trabalho!! Conto com vcs!!!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

III LeituraViva na Praça - Vilhena/RO

Postado por Nidiane Latocheski às segunda-feira, julho 27, 2009
Reações: 
6 comentários Links para esta postagem
Já sinta-se convidado a participar desse evento das Salas de Leitura das Escolas Estaduais de Vilhena. Acontecerá no sábado, dia 15/08.
Neste ano, a nossa Sala de Leitura Álvares de Azevedo levará à praça trabalhos sobre a autora




Thalita Rebouças

A escritora mais POP de nossa escola!!!




Quer saber mais sobre ela?




Confira:


http://www.blogdathalita.com/

http://www.thalita.com./.




E claro!! Aprecie nosso evento!!


Sua presença é INDISPENSÁVEL!!




novas perspectivas..

Postado por Nidiane Latocheski às segunda-feira, julho 27, 2009
Reações: 
1 comentários Links para esta postagem
Aproveitar o tempo!
Tirar da alma os bocados precisos
nem mais nem menos-
Para com eles juntar os cubos ajustados
Que fazem gravuras certas na história
(E estão certas também do lado de baixo que se não vê)...


Fernando Pessoa (heterônimo Álvaro de Campos)



Lindo excerto!! Retirei do novo curso, do qual me inscrevi:

"Ensinando e Apredendo com as TIC`s", do site
Na escola Álvares, já houve a abertura do curso.
A primeira vez que ouvimos sobre ele foi cômico..
TÍTULO: Curso de 100 horas [vide o duplo sentido..]
Mas, o fato é que já começamos a fazer as atividades e
Gente, esse curso tá muuuuito bom!!

Comecei a refletir sobre ele..
Inicialmente, nome com múltiplos sentidos:


"senhoras" kkkk (desculpem os meninos..)
"a 100 por hora"
"sem horas pra fazer" rsrs
"100 horas é pouco"



Mas, na verdade já consigo ver o quanto será gratificante..
É um curso q proporcionará mtos desafios. Logo, poderemos escolher se queremos vencê-los ou não. Infelizmente, mtos nem tentaram..


Agora, nesse curtíssimo recesso, pretendo por em dia minhas reflexões nesse blog..

Também quero interagir mais com as pessoas, especialmente, meus alunos...

Qualquer novidade, volto..
Valeeu!! até mais..
 

Blog da Nidi Copyright © 2010 Designed by Paulinha Lobato