LÍNGUA MATERNA BRASILEIRA

Como diria o Celso Ferrarezi, deveríamos ensinar o brasileiro...afinal de contas o quanto já nos distanciamos da Língua Portuguesa de Portugal é inegável.Confira o livro Ensinar o Brasileiro, do referido autor.

"O ensino da língua portuguesa destina-se a preparar o aluno para lidar com a linguagem e suas diversas situações de uso e manifestações, inclusive a estética, após o domínio da língua materna revela-se fundamental ao acesso às demais áreas do conhecimento" (PCN - Língua Portuguesa).


Quanto às aulas de Língua Portuguesa, o que se sabe é que, Graças a Deus, às "sugestões" dos PCN'S, às novas políticas de educacionais e as mudanças no ensino estão latentes.. Apesar de algumas rejeições, o grande número de projetos voltados para a valorização linguística, produção e leitura provam que o caminho já está sendo percorrido.

Minha pergunta é: será que temos orgulho meeeesmo da nossa forma de comunicação e de nossa língua??
Se a cada dia, várias e várias correntes de e-mail e piadas surgem sobre as pérolas do ENEM, de Vestibulares em geral, significa que além de não estarem aprendendo a norma culta, os alunos e a sociedade riem dessa tragédia.

É fato que nossos currículos ainda estão defasados e precisam da tão sonhada reformulação na PRÁTICA. Porém, de nada adiantará se o processo de ensino e aprendizagem continuar sendo o dos séculos passados.

Fiquei impressionada com o orgulho dos portugueses qnto à língua materna..

Percebam o que diz o texto de um conceituado Colégio de Portugal, localizado em Cascais (uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa, região de Lisboa e subregião da Grande Lisboa, com cerca de 33 300 habitantes.- fonte: Wikipédia) Neste texto percebe-se que desde pequenos, os alunos são ensinados a ter orgulho da própria língua..


Tirado do site português
C o l é g i o   A m o r   d e   D e u s   -   C a s c a i s

A NOSSA PÁTRIA!
Língua portuguesa, língua materna, língua mãe, língua nossa, língua pátria!…
«A minha pátria é a língua portuguesa!», dizia Fernando Pessoa e é este o sentimento que deve existir em todos nós, docentes, alunos, encarregados de educação, funcionários, enfim Pessoas, porque, independentemente de tudo o resto, das nossas convicções, sentimentos, gostos, … a língua é o que nos une, e, por isso, deve ser respeitada e amada.

Nas nossas aulas, seja qual for o ciclo, o objectivo é sempre o mesmo, como diria Sebastião da Gama, «acabar com o que fica bem chamado “o terror da chamada”; é esse terror que leva a criança a faltar à aula, a inventar uma desculpa, a tremer perante o professor. Ora em Setúbal, como aqui […], deu-se o contrário: há a ânsia, a exigência e a alegria da chamada. Reclamam, querem vir junto de mim todos os dias, impacientam-se. Em Setúbal, de princípio, perguntavam: “É para nota?” (E havia medo na voz.) “Não. É para aprender.” Pois sim, senhor, para aprender é que é: para eu aprender, para o aluno aprender; para estarmos mais perto um do outro; para partirmos a aula ao meio: pataca a mim, pataca a ti».
É da partilha e do prazer por aprender que se fazem as aulas e de Português. Connosco, os alunos descobrem, ao seu ritmo, a beleza dos textos e as mensagens que eles nos querem transmitir.
«E a lição de Português acontece!» (Sebastião da Gama)
Carla Trindade

Curiosa forma de abordar as aulas de Português, não?
O que você tem a dizer?