sexta-feira, 12 de junho de 2020

O que fazer com o que sentimos na quarentena? Uma experiência pedagógica.

Postado por Nidiane Latocheski às sexta-feira, junho 12, 2020
Fiz uma pesquisa sobre quais tipos de sentimentos é comum termos durante um isolamento social como esse que vivenciamos há alguns meses. 
Historicamente, as pessoas tendem a ficar em pânico num primeiro momento, mas depois, passam a aceitar e conviver melhor com as doenças. No caso, a Covid-19 tem mostrado o misto de sentimentos que as pessoas têm: desde a ansiedade até a simples indiferença tão apregoada por alguns que insistem em dizer que "é apenas mais uma gripezinha"; mesmo com os fatos mostrando que não. Uma pena, pois, muitos passam a mudar de opinião quando os números passam a ter nomes e o pior: nomes PRÓXIMOS, CONHECIDOS... infelizmente. 

O que quero compartilhar aqui é algo que me deixou mto feliz como professora passando por tantas dificuldades com esse ensino remoto. Tenho aprendido bastante sobre ferramentas digitais para trabalhar e engajar alunos. Uma delas aprendi na produção de cursos on-line da Revista Nova Escola (link para o vídeo). Trata-se do mural on-line, totalmente colaborativo. Não é uma grande novidade, mas pra mim foi!!! Em uma aula, propus uma enquete para os alunos identificarem quais sentimentos mais se repetiram, foi feito na plataforma https://www.mentimeter.com/ E o resultado foi imediato e formou uma grande nuvem:

E então, para deixar os alunos desabafarem um pouco mais, propus um painel no Padlet. Lá os alunos escreveram o sentimento e postaram junto a uma imagem (gif, meme, desenho, foto, etc)




0 comentários:

 

Blog da Nidi Copyright © 2010 Designed by Paulinha Lobato