terça-feira, 16 de novembro de 2010

Quando as aulas são significativas??

Postado por Nidiane Latocheski às terça-feira, novembro 16, 2010
Reações: 
Eis uma questão um pouco delicada, que afeta diretamente a didática do professor. Porém, é inegável que quanto mais o conhecimento construído pelo aluno for significativo através de aulas motivadoras, melhor o nível de satisfação entre os envolvidos..

Pais, alunos e professores quando se unem em prol de qualquer causa educacional contribuem em muito para o crescimento intelectual do aluno/filho..E é disso que eu quero falar!

Duas experiências recentes, ocorreram na última semana aqui em casa.
Amanda precisou apresentar um trabalho, cujo projeto da professora e minha colega Clara Paula, que ministra Empreendedorismo e Ética - "Décadas de Ouro". Para a apresentação a prof. solicitou: objetos, músicas, história, curiosidades, gírias, fotos, cartazes, etc. Até aí nenhuma novidade, mas o fato do envolvimento ocorrer através da caracterização é que motivou bastante a busca e a pesquisa dela.
Para uma adolescente que ainda não usa saltos, (e que adoraria usá-los mesmo consciente de que a idade e o esqueleto ainda não permitem...)saber que representaria os Anos 70 com um foi fator de ansiedade e de "aulas práticas" de salto dadas pela mãe..rsrs
E também teve a frustração de não encontrar nenhuma calça boca de sino.. mas que logo foi superada pelo modelito "hiponga" abaixo.. e não é que ficou liiiiiiiiiiiinda? (sou coruja ao extremo!) Usou os acessórios e saia da vovó...
Voltando à questão inicial,  a resposta foi: "aprender brincando, se divertindo... isso é ter aulas significativas, como o livro que escrevi no projeto de Oficina de Escrita e esse trabalho dos anos 70..." (Amanda, 11). No projeto de Oficina, foi dado a chance de escrever histórias ficcionais e ela escreveu o Diário de Bordo, na personagem de Letícia Squimer.. criatividade não lhe falta...

Ah sim! sobre a segunda experiência que citei no início da postagem..
Foi com o Pedro, que também apresentou o instrumento musical confeccionado por ele, com a ajudinha do papai...foi só empolgação..
Esse ano também fez uma apresentação de notícias, simulando um telejornal (foto abaixo); outra ideia que merece destaque é o Bichonário que confeccionou para a aula de Ciências no final do mês de Outubro.
Ele é um aluno do tipo "só se for brincando". O que também é prejudicial, pois, acha que tudo é brincadeira!! (rsrs)

Amanda ensaiando em casa...

 Já que o Pedro é apaixonado por bateria e tambores
aproveitou as latas de tinta

Parabéns professores motivadores!!

  Pedro (9 anos) e os alunos do 4º ano A e B
(blog da Prof. Ilcy)



Bom demais saber que ainda há colégios que privilegiam a teoria da Aprendizagem Significativa ,de David Ausubel...


Aproveito para divulgar o blog de uma das  professoras do Pedro, a prof. Ilcy , que propaga suas ideias e projetos com seus alunos.


0 comentários:

 

Blog da Nidi Copyright © 2010 Designed by Paulinha Lobato