O Interesse em deturpar informações, espalhar boatos, provocar situações parte da própria população! Depois reclamam que só "se fala mal daqui". Ora, mas em que contribuímos para propagar o contrário?
Lembro-me que as primeiras reuniões feitas com a população, acerca das construções de Usinas Hidrelétricas no Madeira geraram medo, insegurança à população, principalmente, ribeirinha., dúvidas quanto às licenças ambientais, que inclusive, não foram totalmente esclarecidas até hoje, tampouco a falta de estrutura das cidades em receber tamanho contingente de trabalhadores foi garantida. Porém, só AGORA tais pontos críticos vêm à tona. A verdade é que cada um se defende a seu modo.. Quem sabe tal rebelião sirva para reavaliar projetos no e do Estado. Que pena ter chegado a esse ponto.
Pergunto-me desde quando os operários deram sinais de insatisfação? Como uma capital de Estado não consegue abrigá-los? Como os hospitais ainda não são suficientes? Até quando escolas precisarão suspender atividades por causa de incidentes violentos? Entre outros pontos, esses são de suma importância e afetam diretamente o cidadão.
É fato que a História do progresso rondoniense está no seu clímax, muitas empresas se instalaram, o mercado imobiliário está em alta, investimentos e agropecuária fortes, belezas naturais em abundância, cultura diversificada, gestão ambiental em curso, vasto campo acadêmico. potencial turístico..terra de gente trabalhadora, que batalha e muito!
Foto de Alessandra, participante do concurso "olhar turístico sobre Rondônia" ( rondoniaovivo) |
Já publiquei neste blog os pontos positivos desse estado: Termino, ilustrando com o pensamento de uma adolescente nascida aqui: "Rondônia é um lugar de muita terra fértil, com grande criação de gado, investimentos agrícolas, apesar de Rondônia ter o 3º maior PIB da região norte, ela fornece muita produção para o Brasil, e tem grande importância para o desenvolvimento do país (Eloísa - aluna do 1º ano do Sesi)".
Ainda dá tempo de estruturar, prevenir ações inesperadas, como no caso Jirau, através de um planejamento rigoroso, feito com excelência. Vejo que o Governador está empenhado nisso, promovendo a ordem pública, como afirma em seu blog. Agora, mágica e ações instantâneas também não existem para problemas complexos. Mais uma vez, é necessário esperar, mas não pacificamente, vendo o "bonde passar". É possível esperar, cobrando, informando-se, desenvolvendo criticidade, contribuindo com sugestões plausíveis..
Meu entristecimento maior é verificar as postagens no twitter (#jirau) com tanta "zoação", completamente inútil, denegrindo a imagem rondoniana por comentários preconceituosos e xenofóbicos. Ainda bem que não representam a população daqui, apenas um retrato de minorias com segundas intenções malévolas.
Espero que os leitores sejam críticos sempre e separem o "joio do trigo".
0 comentários:
Postar um comentário