Uma pesquisa realizada pela organização não-governamental Ação Educativa e pelo Instituto Paulo Montenegro, do Ibope, aponta que 18% dos estudantes universitários com até 24 anos podem ter dificuldades de compreender textos ou resolver cálculos mais complexos.
A partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf), a pesquisa pode observar o impacto do analfabetismo funcional do Ensino Superior. O estudo analisou jovens de 15 a 24 anos das regiões metropolitanas de Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF).
Segundo especialistas, estes estudantes possuem nível de alfabetização considerado básico. Eles podem ler e compreender problemas de média extensão e resolvem problemas com uma sequência simples de operações. Para a coordenadora geral da Ação Educativa, Vera Masagão, “18% de jovens com nível básico de alfabetismo no ensino superior é um dado bastante preocupante. Isso porque eles vão encontrar limitação no seu desenvolvimento pessoal, cultural e profissional”, avaliou.
1 comentários:
Olá Nidi!
O resultado dessa pesquisa é preocupante!
“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)
Gostaria de lhe convidar para que comentasse a minha crônica “Dois copos com águas”. Ok?
Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com
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