Sempre tivemos cursos que nos direcionou para esta realidade: valorizar o conhecimento de mundo e formar o aluno para a solução de problemas, já visível no slogan do INEP “Um ensaio para a vida”:
Está claro que a própria resolução da prova já é um desafio e tanto, não? Por isso, resolvi publicar algumas reflexões solicitadas pelos meus alunos, acerca da produção de textos. Então, vamos ao tópico principal de hoje: A temida redação!
Abaixo, uma tabela simples (sugerida pela rede) que já trabalhei no processo de correção de textos produzidos, como forma de Auto-avaliação. Meu critério foi o mesmo do ENEM até 2008:
GRADE DE CORREÇÃO
COMPETÊNCIA 1 - demonstrar o domínio da norma culta da língua
COMPETÊNCIA 2 - compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo/argumentativo.
COMPETÊNCIA 3 - selecionar, relacionar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
COMPETÊNCIA 4 - demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
COMPETÊNCIA 5 - elaborar proposta de solução para o problema, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Tenho lido muitas notícias sobre o ENEM, bem como dicas excelentes para a produção de um texto de qualidade. Aí vão alguns endereços pra você mesmo conferir:
Tenho lido muitas notícias sobre o ENEM, bem como dicas excelentes para a produção de um texto de qualidade. Aí vão alguns endereços pra você mesmo conferir:
No site do ENEM / INEP você encontra as matrizes de referência, ou seja o que “cai” nas provas e como isso será avaliado.
Já o G1 trata de uma dica fundamental: “jamais escrever a redação a lápis” e declara que o coordenador do ENEM disse que "Se o aluno coloca o pingo do 'i' com um coração, por exemplo, é uma forma de identificá-lo. Ele também não pode fazer nenhum desenho, sinal ou rabisco que facilitem ao corretor saber quem é a pessoa", afirmou. Também aponta que a redação não é obrigatória, mas fundamental ao ProUni.
10 DICAS PARAUMA BOA REDAÇÃO :
1. Mantenha-se atualizado em relação aos grandes problemas brasileiros (sociais, políticos, culturais, ambientais etc.), lendo revistas e jornais. Só assim você enriquecerá seu repertório de informações e argumentos para opinar, de forma consistente, sobre o tema proposto.
2. Procure conhecer o modelo de redação do Enem, tomando contato com as propostas dos exames anteriores e, se possível, desenvolva essas propostas a título de exercício. Peça que seu professor de língua portuguesa avalie seu desempenho.
3. Na hora da prova, leia coma máxima atenção a proposta apresentada, procurando entender o que dizem os textos que a compõem. Lembre-se de que esses textos não podem ser ignorados no desenvolvimento de sua redação.
4. Ao desenvolver seu texto, você deve fazê-lo por meio de uma dissertação argumentativa e não de uma narração. Evite escrever em forma de diálogo.
5. Use a língua escrita culta, ou, em outras palavras, o português escrito padrão. Evite, pois, a linguagem popular ou a gíria.
6. Ao redigir seu texto, além de expor informações e argumentos, procure se posicionar diante da situação-problema presente na proposta.
7. Faça antes um rascunho e, na hora de passar a limpo seu texto, proceda a uma boa revisão.
8. Desenvolva seu texto com coerência e de forma bem articulada. Esses dois aspectos também serão avaliados e receberão nota.
9. Não se esqueça de incluir em seu projeto de texto uma proposta de solução para o problema tratado no texto, conforme recomenda a competência.
10. Escreva no mínimo 15 linhas e use uma letra legível.
Se você quer saber como foram
as propostas de 1998 até 2008, recomendo o site
http://www.enem.coc.com.br/redacao.asp,
onde poderá fazer downloads.
Caso encontre mais links sobre a redação do ENEM,
deixe sua indicação. Obrigada!
1 comentários:
show de booooola Nidi,!!!
vou treinar uns textinhos e te dar pra le.Pode?
bjão
t+
Postar um comentário