Elencar os projetos mais importantes da nossa vida é uma tarefa um tanto árdua!
Mas, sempre existem aqueles que nos marcaram de foma bem especial:
LEITURA VIVA NA PRAÇA (participei de todas as edições)
Desde que estudei no ensino fundamental, na escola Escola Álvares de Azevedo, a leitura mexia comigo. Lembro bem qdo a professora Cida me apresentou o livro Éramos Seis. Desde aquela leitura, não deixei mais a literatura.
Formada em Letras, a ênfase para a Literatura foi ainda maior. Mesmo sem biblioteca na escola ou sem livros disponíveis, os meus sempre estavam pelas salas de aula. Quando me torno Coordenadora do projeto tão lindo em Vilhena (Salas de leitura), realizei muitos sonhos, semeei muitas ideias e contagiei muitos leitores.
O Leitura Viva na Praça nos motivou a explorar ainda mais possibilidades de leitura, a criar e a refletir sobre tudo.
THALITA REBOUÇAS, uma escritora muito POP
Esse foi dos bons!!
Com as atividades fiz muitas amizades. Vi adolescentes empolgados com a leitura, com o encontro das salas de leitura na praça. Fantástico mundo infantojuvenil.
REESTRUTURAÇÃO DA SALA DE LEITURA ÁLVARES DE AZEVEDO
Sem dúvida o projeto mais lindo, mais significativo, que já mereceu uma página especial nesse blog. Lembrar dessa conquista me deixa muito emocionada. Foi a realização de um sonho a muitas mãos:Lucineide Monteiro, minha eterna conselheira de projetos ousados; Alessandra Franco de Melo, minha maninha e parceira de todas as horas; o senhor De Marchi; as professoras de Língua Portuguesa e os alunos, nossa razão de ser numa escola.
Por causa dele, conheci Brasília e colegas de profissão super animados.
TROCANDO CARTAS
Por ter conhecido um projeto de cartas numa das apresentações no Seminário do Prêmio Professores do Brasil, 2009, criei o blog Trocando Cartas para registrar o projeto com a nova parceria feita entre nós.. durou um ano a experiência.
GOTAS LITERÁRIAS
O nome é uma homenagem carinhosa ao projeto DIA DE LER. TODO DIA, edição 2018. Nele, executamos excelentes ações, através das metodologias ativas. Aprendemos com os alunos, identificamos talentos, demos a eles a oportunidade de escolher o que fazer, a partir da sala de aula. Através da parceria entre Tânia e Viviane pudemos criar aulas dinâmicas e espaços para realizar oficinas de xilogravura, produção de textos e confecção de livros artesanais. Ao final, socializamos com a comunidade em uma Noite de Autógrafos. Foi mágico!
Ainda renderam várias exposições na escola, na UNIR, no IFRO, na biblioteca do CEEJA e no VII SIMELP (Simpósio Mundial de Língua Portuguesa), realizado em Porto de Galinhas. Que sonho!!
DEGUSTAÇÃO LITERÁRIA
Essa experiência pedagógica foi riquíssima em vários sentidos. Desde o início, a atmosfera da escola era propícia, como uma continuidade do projeto Gotas Literárias, pois, esse deu certa motivação a mais aos estudantes. O ano de 2019 foi marcado pela parceria entre UNIR, através do PRP - Programa Residência Pedagógica e escola Maria Arlete Toledo. Vários estagiários contribuíram com o sucesso desse projeto. A leitura se tornou rotina nas aulas de Língua Portuguesa. O projeto continha 16 ações para serem desenvolvidas e todas foram executadas com sucesso. Para além disso, surgiram mais 4 pelo caminho. Entre elas, a implantação do CLEMAP - Clube do Livro Maria Arlete Palavreando
Ao encerrar o ano, o projeto alcançou o prêmio estadual, concorrido entre 17 escolas de Rondônia.
Os links retratam maiores detalhes seja em redes sociais ou em blogs específicos.
Fique à vontade para conhecer e compartilhar comigo sua opinião.
segunda-feira, 16 de dezembro de 2019
PROJETOS
Categories
Alunos,
Cultura,
Curiosidades,
educação,
Leitura,
Língua Portuguesa,
Maria Arlete,
Professor,
Tecnologia,
Vilhena
Assinar:
Postagens (Atom)