Trocando Cartas

0 comentários
PROJETO TROCANDO CARTAS

JUSTIFICATIVA

Em tempos de tecnologia, as relações estão praticamente restritas ao meio eletrônico, através de mensagens via celular ou internet. Como o gênero textual carta é pouco difundido e é sabido que cabe à escola orientar os alunos para o conhecimento e domínio de vários gêneros textuais.
A carta é um dos instrumentos mais úteis em situações diversas. É um dos mais antigos meios de comunicação. Portanto, resgatar o gênero e fazê-lo circular entre nossos alunos pode gerar um projeto positivo.
Nos primórdios da entrega das cartas quem pagava a postagem era o destinatário e isso só se alterou com a criação dos selos quando se passou a, previamente, o remetente colocar na sobrecarta (envelope) a quantidade de selos correspondente ao porte (valor da tarifa de serviço), garantido assim a entrega da carta ou a sua restituição no caso de não ser encontrado o destinatário.
Atualmente a carta vem sendo substituída pelo e-mail que é a forma de correio eletrônico mais difundida no mundo, mas ainda há pessoas que pelo simples prazer de trocar correspondências físicas preferem utilizar o método da carta.
Associar esse meio de comunicação ao uso da tecnologia fará os alunos perceberem a amplitude da comunicação social.


OBJETIVO GERAL

Formar uma rede de comunicação entre alunos e professores utilizando-se, principalmente, das cartas, e-mails e blog.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
           
           - Conhecer gêneros textuais epistolares: bilhete, recado, página de diário, carta e-mail, depoimentos nas redes sociais, etc.;
            - Ler e interpretar cartas pessoais;
            - Produzir cartas;
            - Conhecer o processo de envio de correspondências nos Correios;
            - Realizar seminários para difusão das informações coletadas e vivenciadas;
            - Conhecer novos colegas através das cartas;
            - Escrever comentários no blog do projeto e parceiros;
            - Comparar Linguagens;
- Proporcionar aos alunos a ampliação do conceito Comunicação.

PÚBLICO-ALVO
             
            Alunos do 6º da Escola Maria Arlete Toledo – Vilhena / RO
            Alunos  do 6º da Escola Joseane Bianco – Bariri / SP

MÍDIAS UTILIZADAS

COMPUTADOR, INTERNET, DATA SHOW, VÍDEO, CÂMERA DIGITAL



METODOLOGIA

1.      PESQUISA DO GÊNERO TEXTUAL CARTAS

Investigação dos gêneros epistolares;
Estudo das características principais do gênero;
Estrutura da carta;
Compreensão da importância da carta como meio de comunicação;
Interpretação da Linguagem formal e informal.  

2.      PESQUISA SOBRE A CIDADE DE BARIRI / SP

Todos os alunos deverão trazer informações sobre a cidade, especificidades, cultura, pontos turísticos e outros

3.      DEBATE

A partir das informações coletadas sobre Bariri, fomentar a discussão sobre os principais aspectos abordados.
Declarações sobre a expectativa da troca de cartas.

4.      LEITURA DAS CARTAS ENVIADAS PELOS ALUNOS DE BARIRI

Após recebimento das cartas, os alunos farão a leitura e conhecerão um pouco dos colegas que as enviaram.
Produção de texto crítico oral sobre o conteúdo das cartas.

5.      PRODUÇÃO DAS CARTAS AOS DESTINATÁRIOS

Reflexões sobre a estrutura adequada das cartas;
Eleição dos principais assuntos sugeridos para a escrita aos colegas;
Escrita individual das cartas-resposta.

6.      REVISÃO DAS CARTAS

Em pequenos grupos, todos deverão analisar as cartas escritas;
Marcação das falhas a serem corrigidas;
Debate entre a turma para investigar principais dificuldades na escrita.

7.      REESCRITA

A partir dos esboços corrigidos, todos farão a reescrita do texto e ampliarão o entendimento sobre edição de textos, em geral.



8.      ENVIO DAS CARTAS e SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DOS PAIS

Pedido de autorização aos pais, para que os filhos possam participar de todas as etapas do projeto, incluindo visitação aos Correios e divulgação da imagem no blog: http://trocandocartas.blogspot.com


9.      DIVULGAÇÃO DOS BLOGS DO PROJETO

A aula no LIE deverá contemplar a divulgação dos projetos:  
Trocando Cartas e De carta em carta;
Leitura das postagens do blog;
Produção de comentários em postagens específicas.

10.  AUTO-AVALIÇÃO

Através de questionário todos os envolvidos se auto-avaliarão durante essa etapa

11.  ENCERRAMENTO DO PROJETO

Através de bate-papo ou vídeo conferência, os correspondentes deverão participar da comunicação instantânea utilizando-se da internet.


CRONOGRAMA

As atividades serão desenvolvidas durante 1º E 2º bimestres de 2010 (CH: 1 aula semanal)


ATIVIDADES

Maio

Junho

Julho


Agosto
PESQUISA DO GÊNERO TEXTUAL CARTAS


x



PESQUISA SOBRE A CIDADE DE BARIRI / SP


x




DEBATE

X




LEITURA DAS CARTAS ENVIADAS PELOS ALUNOS DE BARIRI



x




PRODUÇÃO DAS CARTAS AOS DESTINATÁRIOS


x



REVISÃO DAS CARTAS

X



REESCRITA

X



ENVIO DAS CARTAS E SOLICITAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO DOS PAIS

X



DIVULGAÇÃO DOS BLOGS DO PROJETO

x


AUTO-AVALIÇÃO



X
X
ENCERRAMENTO DO PROJETO




X

RELATO SOBRE A IDEALIZADORA DO PROJETO, 
Prof. MEIRE

Postagem do dia 14/05/2010 no Blog TrocandoCartas

Projeto de Carta em Carta - professora Meire / Bariri - SP

Em Dezembro, quando fomos a Brasília receber o 4º Prêmio Professores do Brasil, conheci pessoalmente uma amiga virtual, blogueira, professora, que também recebeu seu prêmio com mérito. O nome dela é Meire e trata-se de uma pessoa fantástica, sensível, carinhosa, talentosa, guerreira, criativa...

Então, ao trocarmos algumas ideias planejamos a troca de cartas entre nossos alunos. Ela já realiza o projeto "De carta em Carta" ,pelo qual ela se inscreveu ao Prêmio.

Muito bacana mesmo a ideia de aproximar pessoas através das cartas.. Como já postei, minhas afinidades com esse meio de comunicação são muitas... Meus alunos ficaram muito felizes com a ideia.. então, começaram a pesquisar sobre Bariri, cidade de onde os novos amigos   viriam... Quanta ansiedade!!     

Pra saber como foi o desenvolvimento do projeto, visualizar fotos, etc. acesse o Trocando Cartas                                                                                                                                              

 

Blog da Nidi Copyright © 2010 Designed by Paulinha Lobato