Diário de Bordo - Meu outro EU

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Essa página destina-se à publicação da experiência com  o projeto Diário de Bordo - Meu Outro Eu, que surgiu como  necessidade de escrita pessoal e contínua. Além de desenvolver o hábito da leitura e socialização com a família.

Tudo começou com as histórias e os registros escritos compartilhados nas aulas de Língua Portuguesa, através do projeto Diário de Bordo, realizado da Escola Maria Arlete Toledo, ao longo do ano de 2012. Trata-se de uma parceria entre Orientação Educacional, Sala de Leitura e Professor de Língua Portuguesa, juntamente com a família dos alunos. Tal projeto pretende incentivar e desenvolver o hábito da leitura e escrita. A proposta de trabalho foi apresentada aos alunos dos 6ºs anos do Ensino Fundamental pela Orientadora Vilma. A receptividade dos alunos foi positiva, bem como o envolvimento no decorrer das aulas.


PASTA COM OS LIVROS e o Diário de Bordo

Note o logotipo, com toda a simbologia de uma verdadeira viagem ao mundo da leitura.
O balão, com duas crianças, em pleno voo.

Orientadora Vilma apresentando o projeto

O primeiro passo foi esclarecer que qualquer experiência de leitura é válida e deverá ser registrada por eles no espaço destinado.

1º sorteado - 6ºB - Yuri

Outros sorteados - 6º A - Alana e Caique

Apresentação para o 6º D - com professora Maria e Orientadora Vilma
Alunos do 6º D



Aluno do 6º C socializando a experiência de leitura


Os 6ºs A, B, C, são turmas sob minha responsabilidade, onde a cada aula de Língua Portuguesa, é sorteado um aluno, do qual  leva para casa a pastinha contendo: 5 ou 6 livros e 1 diário para o registro de lições que os livros podem passar a eles e também a opinião da família sobre o projeto.

Na aula posterior, o aluno que levou a pasta compartilha com os colegas como foi a experiência. Quando o mesmo não quiser fazê-lo, pode sugerir que um colega leia seus registros.

Assim, sucessivamente, todos os alunos no decorrer levam para casa e trabalham algum assunto dos livros lidos.

Aproximadamente após um bimestre de trabalho, houve uma conversa entre todos os envolvidos com o projeto para uma avaliação de como sentem o trabalho dos registros, o aprendizado, as expectativas, etc.
Num geral, todas as turmas consideram positivo o fato de levarem pra casa, alguns reclamam da ausência da família nesse processo. Mas, conseguem fazer sozinhos seus registros. 

Faltando pouco para todos da sala levarem a maleta para casa, muitos querem levar novamente para casa o diário.

Uma situação atípica surgiu na sala do 6º A, onde relatos de alunos mostraram que queriam mais das situações de escrita e leitura... Foi então, que propus a eles que fizéssemos uma oficina de escrita e leitura em sala também. E notei um novo projeto surgindo.. 

Propus que ao final de cada atividade feita em sala, os alunos poderiam ler artigos de revistas, livros de poesia, contos, gibis, etc. tudo estaria disponível num cantinho da sala de Língua Portuguesa.Primeira ação aprovada. 
"Simplesmente demais essa ideia" (disse uma aluna). Entendi que ela também se entusiasmou com o fato de que assim todos participam ativamente das aulas e ao final ainda adicionam leituras ao seu repertório.

Outra proposta surgiu sobre a escrita. Trata-se do que nomeou o projeto como "Meu outro eu", título escolhido por votação. Percebi a necessidade de registros, registros.. e sondei sobre a possibilidade de escreverem em diários pessoais. No decorrer da sondagem, sugerimos um diário com personagens fictícios, dos quais poderiam interagir entre si ou não, o que iria depender da forma como escrevessem no decorrer do projeto. 

Diante do título escolhido, muitos disseram ter novas ideias a respeito do novo personagem a ser criado. A maioria resolveu escrever em duplas. O trabalho a pleno vapor e os alunos motivados à escrita significativa, trouxe novos talentos, como compositores de rap, ansiosos por expor suas letras aos colegas.
Página de diário com letra de rap.

Parabéns, Jéssica e Anthonyl!!

Apresentação bem humorada da experiência de leitura para a turma

Entregando a pasta para mais uma "viagem"

lendo e conferindo esboços dos  textos

Conferindo textos
Produçao do esboço




 O combinado foi que para desenvolver o projeto seria necessário procurar novas leituras de textos ou diários em 1ª pessoa. Essa etapa proporcionará novas "viagens" aos personagens criados pelo grupo. A leitura é capaz de promover o desejo de escrever, de criar novas cenas ou episódios ao diário.

Contação de histórias do dia das crianças:
 "A verdadeira história dos três porquinhos"


Diários a serem preenchidos após reescrita dos textos

Coordenadora da Sala de Leitura Kely, contribuindo para aspectos teóricos
  e disponibilização dos livros de diários literários do projeto



PRÓXIMAS ETAPAS:
1 - Conferências entre duplas de autores;
2 - Ampliação de ideias e sugestões, através de debates com a turma;
3 - Leitura de obras que sejam diários literários;
4 - Visitação ao LIE (Laboratório de informática educacional) e participação em blogs diversos;
5 - Conferências de textos com vistas à revisão;
6 - Reescrita e arte final nos diários.
7 - Apresentação à sala;
8 - Avaliação sobre o processo de escrita e construção do livro literário.
9- Encontro com os pais - Chá da tarde

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MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL FOLHA DE VILHENA


Projeto ” Diário de bordo” da Escola Maria Arlete Toledo visa incentivar e desenvolver o hábito da leitura e escrita nos alunos




“A leitura é capaz de promover o desejo de escrever, e de criar novas cenas ou episódios ao diário”, diz professora.
O projeto ” Diário de bordo” acontece desde maio de 2012, na Escola Estadual Maria Arlete Toledo, em parceria com Orientação Educacional e professoras de Língua Portuguesa. De acordo com a autora do projeto, a orientadora da escola , Vilma Sabino Correia, o Diário de bordo objetiva fomentar a leitura e desenvolver a escrita dos alunos dos 6ºs anos, além de proporcionar o diálogo entre escola e família. “O material didático é uma pasta com um diário (de bordo), vários livros, da qual os alunos do 6ºano e a família de cada um colabora, realizando leituras em suas residências e anotam lições que a experiência lhes trouxe, bem como opinam sobre o projeto. Durante todo o ano letivo foi possível colher muitos frutos “, elucida a orientadora.

Professora Nidiane, a aluna Alana, e a orientadora Vilma.
Segundo a coautora do projeto a professora de Língua Portuguesa, Nidiane Latocheski, A receptividade dos alunos foi positiva, bem como o envolvimento no decorrer das aulas. “O primeiro passo foi esclarecer que qualquer experiência de leitura é válida e deverá ser registrada por eles no espaço destinado”, conta.
Dinâmica do Projeto
O projeto inicialmente foi aplicado nas turmas dos 6ºs anos. Os 6ºs A, B, C, são turmas sob a responsabilidade da professora Nidiane, a cada aula de Língua Portuguesa, é sorteado um aluno, do qual leva para casa a pastinha contendo: 5 ou 6 livros e 1 diário para o registro de lições que os livros podem passar a eles e também a opinião da família sobre o projeto. Na aula posterior, o aluno que levou a pasta compartilha com os colegas como foi a experiência. Quando o mesmo não quiser fazê-lo, pode sugerir que um colega leia seus registros. Assim, sucessivamente, todos os alunos no decorrer levam para casa e trabalham algum assunto dos livros lidos. “É muito legal, já li bastante livros e quero ler mais”, conta a aluna do 6º A, Alana Jesus Cardoso da Silva de 13 anos.
A professora Nidiane conta que, aproximadamente após um bimestre de trabalho, houve uma conversa entre todos os envolvidos com o projeto para uma avaliação de como sentem o trabalho dos registros, o aprendizado, as expectativas, etc.” No geral, todas as turmas consideram positivo o fato de levarem pra casa, alguns reclamam da ausência da família nesse processo. Mas, conseguem fazer sozinhos seus registros. Pouco a pouco o ciclo da sala é concluído, muitos querem levar novamente para casa o diário”, diz.
A professora Nidiane conta de uma situação atípica que surgiu na sala do 6º A, onde relatos de alunos mostraram que queriam mais das situações de escrita e leitura… Foi então, que ela propôs a eles que fizessem uma oficina de escrita e leitura em sala também. “Foi assim que notei um novo projeto surgindo”, revela.
O projeto funciona da seguinte maneira, a professora Nidiane sugeriu que ao final de cada atividade feita em sala, os alunos poderiam ler artigos de revistas, livros de poesia, contos, gibis, etc. tudo estaria disponível num cantinho da sala de Língua Portuguesa. Primeira ação aprovada. Assim todos participam ativamente das aulas e ao final ainda adicionam leituras ao seu repertório.
Outra proposta surgiu sobre a escrita. Trata-se do que nomeou o projeto como “Meu outro eu”, título escolhido por votação. Neste projeto a professora identificou a necessidade de registros, registros. e examinou sobre a possibilidade de escreverem em diários pessoais. No decorrer da sondagem, foi sugerido um diário com personagens fictícios, dos quais poderiam interagir entre si ou não, o que iria depender da forma como escrevessem no decorrer do projeto.
“Diante do título escolhido, muitos disseram ter novas ideias a respeito do novo personagem a ser criado. A maioria resolveu escrever em duplas. O trabalho a pleno vapor e os alunos motivados à escrita significativa, trouxe novos talentos, como compositores de rap, os alunos do 6ºA, Jessica Samara Darlet Dellani, 11, e Antoni Santos de Souza, 12, ansiosos por expor suas letras aos colegas”, conta a professora Nidiane.

os alunos do 6ºA, Jessica Samara Darlet Dellani, 11, e Antoni Santos de Souza, 12 compositores do rap.

Autor e fotos: Franciele do Vale
Fonte: Professora Nidiane Latocheski
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Nessa semana,do dia 23 ao 26/10, realizamos mais ações do projeto Diário de Bordo - Meu outro Eu. Terça-feira houve a entrevista da Franciele do Vale, da Folha de Vilhena.

Na quinta-feira, fomos ao laboratório de informática para lermos a matéria do site de notícias: Folha de Vilhena . Os alunos do 6º A participaram ativamente da aula. Lá, pude perceber o quanto os alunos ficaram interessados em ler e comentar. Muitos nunca haviam comentado em nenhuma página eletrônica, então, superaram as dificuldades e fizeram bonito com as palavras. Pena que o servidor não aguentou tanto acesso e só foi possível 10 comentários dos alunos..





Na sexta-feira, sorteamos três exemplares do jornal impresso que publicou a matéria sobre nosso Projeto. Foi um momento especial e de muita euforia para ganhar os exemplares...
A sugestão foi de levar pra casa, ler com os pais e depois emprestarem aos outros colegas de sala.
quem quer levar o jornal pra casa??

Nidiane, Maicon e Vilma

Nidiane, Hugo 6º C e Vilma

Cleiton

Nidiane, Pedro 6º A  e Kely
Quero registrar o quanto tem sido produtivas nossas conferências..tanto as de conteúdo, quanto da estrutura dos textos e escolha de vocabulário.. A concentração dos alunos e o quanto levam a sério as fases do projeto me enchem de orgulho!! Vocês são demais, queridos!!





conferências entre alunos


exposições do processo no mural



Ai que saudade já vai dando... Mas, é assim mesmo.. como diz o filósofo: "É preciso despedir-se para haver novos reencontros.." É nesse clima que faremos o encerramento com todos os 6ºs anos, junto aos pais e professores envolvidos..Será na tarde do dia 03/12. Contamos com a presença de todos..

A pauta do encontro será:
Apresentação breve do projeto;
Depoimentos dos alunos;
Lanche.


ENCERRAMENTO... 
carinhas felizes em participar dessa última etapa..
















Ao final, cada um anotou uma frase ou palavras que melhor define sua experiência com o projeto..

ÁRVORE DAS MÃOS TALENTOSAS 
03/12
Foi hoje a confecção final da árvore com as mãos de todos os alunos envolvidos no projeto Diário de Bordo. Apesar da chuva atrapalhar o evento, foi possível realizar um encontro bem aconchegante com os 6ºs anos e alguns pais que estiveram presentes..








Durante a tarde, foi recortado o resto de "mãozinhas" que faltavam, a Vilma e as meninas do 7ºC, junto com a prof. Fernanda grudaram a árvore na parede para em seguida, todos colarem suas mãos e formarem a árvore, como símbolo de vida, frutos, ramos, brotos...

Que gratificante!! Já tô com imensas saudades... e o depoimento dos alunos! Que belezura! Quanta emoção nos despertou.. quanto riso, quanta alegria e algumas lágrimas de mães, diretora e outros..

Obrigada a cada um que contribuiu para o Projeto ser o sucesso que foi!! Sou muito grata aos parceiros: diretora escolar, orientação educacional, jornal Folha de Vilhena e todos os alunos do 6º ano de 2012. Valeu, galerinha...


ENCERRAMENTO DO PROJETO COM OS PAIS
(postarei fotos mais tarde, pois, estão no pc da escola)
 

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