sexta-feira, 18 de março de 2011

RONDÔNIA em crise

Postado por Nidiane Latocheski às sexta-feira, março 18, 2011


Ainda embuída de um sentimento de angústia e choque por causa das últimas notícias veiculadas em nosso Estado, venho prestar minha solidariedade aos familiares dos trabalhadores que migraram pra cá em busca do sonho de uma vida mais digna. Que encontrem novos caminhos seguros! E também que justiça seja feita aos causadores de tal barbárie.

Blog Língua Ferina - Pará


O Editorial do site Rondoniaovivo bem parafraseou o Hino de Rondônia e a obra Morte e Vida Severina
Cinzas tomaram conta do céu azul de Porto Velho/Ro, cenas vistas apenas em países em guerra, em fotos de jornais estrangeiros, em áridas terras do Sudão ou da Líbia. Um êxodo de mais de cinco mil pessoas. Operários angustiados, tomados pelo desespero de ver os poucos bens materiais juntado em malas, sacos e mochilas. Sonhos destruídos, vidas estremecidas pelo medo.
(...)"retirantes, trabalhadores braçais partindo em busca da sobrevivência em terras rondonienses. Estampado na face de cada operário está o sofrimento, resultado do difícil cotidiano laboral na construção das hidrelétricas do Madeira."
 Inegavelmente, as condições de trabalho foram alvo de muitas críticas desde o início da atuação das empresas envolvidas na construção. Porém, agora dizem que os trabalhadores não reivindicaram nada formalmente. Será? Quais seriam as condições reais de trabalho? 

Contudo, violência, vandalismo, estado de insegurança não trazem nada de positivo para o Estado, tampouco aos trabalhadores, que agora estão "parados". Muitos sem rumo...

Na descrição de Jandir Costa é possível mensurar parte do problema:
 Muitos vândalos se aproveitaram da confusão na obra e fizeram esta barbárie. Há indícios de que houve três mortes no local, mas até agora ninguém confirma.
Amiguinho, a destruição foi geral, as fotos do local parece até que uma Tsunami passou por Jirau e o queme revolta é que esses mesmos vândalos encapuzados que promoveram essa destruição, eram aqueles que mais clamavam por empregos nesta região e o resultado que vemos é esse estado de calamidade na margem direita do Rio Madeira.
Segundo NOTA OFICIAL, a Assembléia Legislativa repudia manifestação violenta dos operários em Jirau, porém,  para justificar-se contra a solicitação de reforço policial no canteiro de obras, elenca alguns tópicos:
- A construção das Usinas do Madeira causou uma série de problemas sociais, habitacionais e ambientais em Rondônia.

- Após o início das obras houve aumento da criminalidade, da violência, dos casos de pedofilia e do congestionamento no trânsito de Porto Velho, o que tem causado um número maior de acidentes.

- A quantidade de acidentados no trânsito da Capital ajuda a agravar o problema da superlotação no Hospital de Base e no Pronto Socorro João Paulo II.

- Foi prometida uma compensação financeira ao Estado devido a esses problemas, mas poucos recursos foram liberados.

Para colocar quinhentos policiais militares à disposição do consórcio construtor da Usina de Jirau, será preciso retirar parte do efetivo da PM em Porto Velho e no Interior. É inadmissível que a população fique desassistida para atender os interesses de um consórcio de empresas que se instalou em Porto Velho para ganhar dinheiro causando tantos problemas sociais e ambientais, dentre outros. Esses policiais devem ficar nas ruas, garantindo a segurança da população.

Deputado Valter Araújo
Presidente da Assembleia Legislativa

Como disse o Celso Gomes, colega blogueiro, "é uma prova de fogo para o governador". Acrescento que a nós cidadãos também, pois, isso afeta nossa identidade rondoniana e também  nos deixa  vulneráveis...


Amigo leitor, se tiver mais detalhes ou fontes, compartilhe conosco!!

2 comentários:

Doralice Araújo on 18 de março de 2011 às 09:32 disse...

Ótimo apanhado geral, colega professora. Fiz a reprodução dos seus informes sobre a Usina de Jirau, lá no Na Mira do Leitor, mas creio que deve divulgar a sua postagem valendo-se objetivamente do Twitter. Afinal, as mídias sociais levam mais longe um ótimo trabalho.

Abraço!

Nidiane Latocheski on 18 de março de 2011 às 21:41 disse...

obrigada, colega Doralice! Vc sempre prestativa e motivadora! Percebi a repercussão através do twitter..valeu mais uma vez!

 

Blog da Nidi Copyright © 2010 Designed by Paulinha Lobato