sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dificuldade de leitura entre os universitários - pesquisa

Postado por Nidiane Latocheski às sexta-feira, fevereiro 25, 2011

pixel
Pesquisa mostra que 18% dos universitários 
                          têm dificuldade de leitura
24/02/2011 - por  João Carlos Firpe Penna


do site: notíciasterra
Uma pesquisa realizada pela organização não-governamental Ação Educativa e pelo Instituto Paulo Montenegro, do Ibope, aponta que 18% dos estudantes universitários com até 24 anos podem ter dificuldades de compreender textos ou resolver cálculos mais complexos.

A partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf), a pesquisa pode observar o impacto do analfabetismo funcional do Ensino Superior. O estudo analisou jovens de 15 a 24 anos das regiões metropolitanas de Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF).

Segundo especialistas, estes estudantes possuem nível de alfabetização considerado básico. Eles podem ler e compreender problemas de média extensão e resolvem problemas com uma sequência simples de operações. Para a coordenadora geral da Ação Educativa, Vera Masagão, “18% de jovens com nível básico de alfabetismo no ensino superior é um dado bastante preocupante. Isso porque eles vão encontrar limitação no seu desenvolvimento pessoal, cultural e profissional”, avaliou.

1 comentários:

Jeferson Cardoso on 25 de fevereiro de 2011 às 08:47 disse...

Olá Nidi!
O resultado dessa pesquisa é preocupante!

“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)
Gostaria de lhe convidar para que comentasse a minha crônica “Dois copos com águas”. Ok?
Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

 

Blog da Nidi Copyright © 2010 Designed by Paulinha Lobato