domingo, 23 de janeiro de 2011

Um governador antenado!! Finalmente!

Postado por Nidiane Latocheski às domingo, janeiro 23, 2011
Charge do TudoRondonia

Além de ter conquistado meu voto pela serenidade e claro, pelos projetos já realizados na área da Educação e Saúde quando foi prefeito em Ariquemes/RO, o nosso Governador Confúcio Moura me surpreende com seus posts no blog dele.
Apesar de incomodar alguns "dinossauros" daqui de Rondônia, ele tem sido íntegro em suas declarações. Agora, vamos esperar as ações...

Já em seu discurso de posse, pronunciou ao SINTERO que não quer greve em seu governo, pois, está aberto às negociações e também frisou que a democracia deve ser exercida. AMEEEEEEEEI!! 

Sobre a melhoria na Educação reforça a ideia de valorizar os professores com melhorias salariais e formação continuada, inclusive facilitando cursos de pós graduação.. Veja o texto na íntegra:

EDUCAÇÃO - POR ONDE COMEÇAR?
Educação de qualidade – começar pelo começo. Pelo “a”. Creio que devemos olhar primeiro pra dentro do sistema. Porque educaçao é um sistema que vem andando como ela é. E entra ano e sai ano, com o mesmo sistema. Um modelo perverso que posso chamar, sem ofender a ninguém, de antieducação. O ano entra e a educação vai sendo puxada pra trás com os mesmos e crônicos problemas de sempre.

Primeiro – arrumar a SEDUC para gastar pouco dinheiro. Economizar energia elétrica. Telefones, combustível, conserto de ar condicionado, informática, transporte escolar, comida, aluguéis, xerox, cartuchos de impressoras e tudo mais.

Dar uma olhada geral em tudo isto. Fechar torneiras. Sentar em cima. Pra sobrar dinheiro para chegar à escola.

Cumprida esta etapa – dar uma olhada geral do no Estado, ver a condições reais das escolas, elaborar novos projetos de arquittura e engenharia, buscar dinheiro, ajeitá-las, e daí pra frente mudar a cara da pedagogia, instrumentos de educação, derrubar muros, valorizar o professor, tem muitos doentes, precisam de tratamento.

Sem medo, investir no professor. Sem professor bom não melhora educação. Professor treinado e que planeja cada aula. Que ensina com curriculo definido. Oferecer cursos mesmos, novos, pós graduações, pagas pelo Estado para o professor voltar a estudar, isto é bom, médico vai a cada ano a congressos, advogados também, e professor também deve ir.

O novo plano de carreira, moderno, grande, bonito, discutido, onde o professor sinta orgulho de ser servidor público e estar na sala de aula, porque dar aula compensa, ganha mais. Minas Gerais saiu na frente, vamos seguir o bom exemplo, é por aí.

Lá em Sobrar os princípios foram os seguintesm- foco no aluno, investimento no professor, avaliação do desempenho de cada um e o resultado foi uma beleza. O caminho é este minha gente.

Confúcio Moura



2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, tudo bem? Estou seguindo seu blog... o meu é www.mamaenadia.blogspot.com e www.recantodasmamaesblogueiras.blogspot.com. Bjus!

Nidiane Latocheski on 26 de janeiro de 2011 às 19:32 disse...

Oi Nádia!! seja bem vinda. Irei assim q puder visitar seu espaço..
um abraço

 

Blog da Nidi Copyright © 2010 Designed by Paulinha Lobato