domingo, 25 de julho de 2010

Discussões sobre os resultados do ENEM

Postado por Nidiane Latocheski às domingo, julho 25, 2010


Ao clicar na pesquisa do Google, encontrei que o desempenho mais baixo no país foi na área de Linguagem e Códigos. Mas, curiosa é a justificativa de alguns gestores sobre o fato, condenando a internet como maior responsável disso. Em que planeta "eles" vivem??

'O desempenho na área de Linguagens e Códigos, que mede as habilidades dos jovens em língua portuguesa e interpretação de textos, puxou para baixo a média final das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009. Essa parte do exame foi a única em que nenhum colégio no País atingiu média de 700 pontos, numa escala de 0 a 1.000. Entre as escolas da capital, o melhor desempenho ficou com o Colégio Vértice, com 686,70 pontos.
Nas outras grandes áreas do conhecimento, a maior média dos colégios ficou entre 700 e 800 pontos. Com a maior média geral do País, o Vértice encabeça as notas das escolas da capital em Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Em redação, a melhor média foi do Colégio Batista.
A pontuação máxima abaixo de 700 em linguagens é considerada "preocupante" e um reflexo da chamada "geração Y", educada com a ajuda da internet. Para gestores de escolas, com os jovens cada vez mais conectados em redes sociais, a linguagem desenvolvida no mundo virtual se distanciou da língua culta, empobrecendo o vocabulário e prejudicando a capacidade de interpretar textos mais longos.
"Está tudo muito abreviado, curto, e eles deixam de produzir textos. É tudo copiado: control-C, control-V", diz Maria Martinez, diretora pedagógica do Batista Brasileiro. "Não aceitamos trabalhos copiados da internet. As próprias escolas, às vezes, entregam material pronto para o aluno, que só tem o trabalho de responder, não de elaborar o texto". Diretor do Vértice, Adílson Garcia reconhece que há dificuldade do jovem em adquirir hábitos de leitura. As informações são do Jornal da Tarde."
Educação Uol

Acredito que a internet não veio prejudicar as linguagens e códigos, já que é um código dominado pelos estudantes, do qual ainda pode ser aliado às aulas de Língua Portuguesa. O maior problema são as escolas ainda se preocuparem com as práticas "gramatiqueiras" ao invés de leitura, produção e interpretação textual.

Claro que não é possível deixar as comparações de lado e o que observamos é a disparidade no ensino público e particular. 

A Escola Mirtes de Oliveira Santos, em Altamira, no Pará, teve a pior média entre as particulares. Segundo a direção do colégio, apenas dez alunos fizeram as provas.
“A escola fica surpresa de saber que é a pior em virtude do resultado que não condiz com a realidade”, lamenta o diretor Francisco Sales - da escola de Altamira no Pará, classificada como pior particular do Brasil.


Essa é a preocupação de muitos especialistas. Para eles, as notas do Enem não servem para avaliar as escolas. Porque o exame não é obrigatório.

“O Enem na realidade avalia o aluno, é o desempenho dele numa prova cujo conteúdo evidentemente tem relação com ensino médio, mas diz respeito à participação dele nessa prova”, explica o especialista em educação da Universidade de Brasília, Remi Castoni.
Fonte:portaldobeiru.com


Isso também é um dado interessante, já que o ENEM é mesmo uma prova individual, não obrigatória e que avalia o aluno.. As estatísticas sempre me chamaram a atenção, pois, são fáceis de manipular e de múltiplas interpretações...

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