terça-feira, 30 de março de 2010

Greve - e-mail reflexivo de uma professora

Postado por Nidiane Latocheski às terça-feira, março 30, 2010
Recebi um e-mail SIGNIFICATIVO, bem realista sobre nossa situação aqui em RO e também em SP. O primeiro texto é da professora Adriana de Oliveira Silveira


O Governo do Estado de Rondônia tenta abafar a nossa greve dizendo que é uma greve partidária não admitindo sua péssima administração, mas os trabalhadores da educação do país inteiro reivindicam as mesmas coisas: RESPEITO, CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO, REAJUSTE SALARIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS COMPETENTES... Não podemos desanimar, afinal Educação Gratuita e de Qualidade é direito e dever de toda a sociedade... SOMOS TODOS RESPONSÁVEIS PELO QUADRO CAÓTICO EM QUE A EDUCAÇÃO SE ENCONTRA, portanto essa luta é de todos nós.


"CASSOL, GOVERNADOR QUE NÃO RESPEITA A EDUCAÇÃO NÃO PODE SER SENADOR DA NAÇÃO."

Pense cuidadosamente no assunto quando as eleições chegarem... não podemos agravar os problemas que já temos votando em pessoas que não merecem nossa confiança.

Se não mudarmos/melhorarmos nosso país através de uma revolução cultural/educacional, não nos restará muito além de uma revolução armada, de a mudança se parte do zero.


"Nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos!"


Vejam abaixo algumas fotos e depoimento da greve de São Paulo... é bom saber que não somos os únicos incomodados com o caminho que a educação tem tomado.

Muito obrigada pela atenção, seu apoio é fundamental.

Adriana,
Vilhena - RO.
 
  












RELATO DA PARALISAÇÃO/GREVE EDUCAÇÃO SP
da estação Penha, de onde o grupo de minha escola partiu, passando pela Sé, Paraíso e, finalmente, no Trianon-Masp, professores. professoras. aliás, principalmente professoras. caminhando e cantando. e apitando. e protestando. e batendo panela. eu, no caso. e enchendo. enchendo e enchendo a Avenida Paulista. que ficou pequena.

teve um momento que eu pensei que o Governo ia dizer que o Metrô estava com problemas e ia ser parado, apenas para dificultar o acesso das pessoas ao MASP.

porque não parava de chegar gente. duas, duas e meia. três, três e meia, quatro horas. sol forte na cachola. e chegava. chegava, chegava, chegava. primeiro, vão livre do MASP tomado. depois, vão e duas faixas da paulista. depois, vão, e um lado inteiro da paulista. depois, vão e dois lados da paulista tomados. depois, Avenida Paulista de São Paulo parada.

fazia tempo que eu não via isso acontecer. principalmente no caso de paralisações.

e não foi uma questão de intransigência. foi como um maremoto, tsunami de gente que, não tendo mais espaço, vai ocupando o espaço que tem. o espaço que cabe. a polícia tentou, fazer cordão de isolamento, segurar. mas o efetivo policial era pequeno - talvez pela crença de que o ato seria esvaziado - que não deram conta. não teve jeito. a única solução foi a ocupação.

que foi tranquila, ainda bem. pequenos problemas isolados, agressividades, que não se tornaram nada maior. todos e todas seguraram bem a onda. e atingimos o nosso objetivo: parar a cidade para que ela olhe para aquilo que a sociedade julga como o maior bem de um país. a EDUCAÇÃO. e as pessoas putíssimas, por causa do trânsito, do atraso do ônibus, daquele mar de gente, algumas vezes perguntavam: "o que eu tenho a ver com isso?" e eu me perguntava: o que você não tem a ver com isso, né cara palida? EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE É UM DIREITO DE TODOS. MAS TAMBÉM UM DEVER. é constitucional. está na L.D.B. (Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96), está no E.C.A. - Estatuto da Criança e do Adolescente: é dever da família, da sociedade e do governo zelar por uma boa educação.

e boa educação começa com VALORIZAÇÃO e RESPEITO aos profissionais envolvidos nisso. VALORIZAÇÃO começa com BOA REMUNERAÇÃO. RESPEITO começa com políticas públicas competentes e eficazes, que atendam e resolvam os problemas da população. e nada disso temos.

é fato, não é criação: o PSDB (Partido da Social-Democracia Brasileira) está há 16 ANOS(!) GOVERNANDO O ESTADO DE SÃO PAULO. Gestão MARIO COVAS, GERALDO ALCKIMIN E JOSÉ SERRA. 16 ANOS é muito tempo. daria para se fazer muita coisa. se fosse um partido coerente, com uma política pública de governo coerente, teriam transformado a Educação. tempo e recursos, para isso, tiveram. mas como dentro do próprio partido eles não se entendem, cada mudança de personagem, mas não de cena, eles faziam uma cagada diferente. mas não serena. e não eficaz. e chegamos aonde chegamos. profissionais da educação desvalorizados, desmotivados e culpabilizados por sucessivos GOVERNOS INCOMPETENTES e IRRESPONSÁVEIS.

nós, profissionais da educação, temos nossa parcela de culpa, sim. por ter aceito tamanhas atrocidades passivos, pacíficos. por não termos gritado suficiente, brigado suficiente. lutado suficiente. mas como nem tudo está perdido - ainda -, esse é o momento de dizer: basta! chega!

SEXTA-FEIRA, 19 DE MARÇO. a cidade vai parar. novamente. e vocês, tod@s, estão convidados a parar conosco. a paralisar até o osso. a gritar. batucar, protestar. a exigir: uma EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE. tenha certeza:

"AMANHÃ VAI SER MAIOR!"

Rodrigo Ciríaco



GREVE DOS PROFESSORES - 11/03/10












reunião de pais, mestres e responsáveis na EE Jornalista Francisco Mesquita, no dia 11 de março de 2010, um dia antes do ato, para esclarecer a comunidade sobre os motivos da paralisação das aulas, greve, reposição, entre outros. nos períodos da manhã e tarde, mais de 200 pais e responsáveis pelos estudantes estiveram presentes. o APOIO à paralisação dos professores e as suas reivindicação foi TOTAL, afinal, ninguém melhor do que eles sabem como está a qualidade do ensino, nossas condições de trabalho e demais problemas. ninguém melhor do que eles conhecem a ESCOLA QUE NÃO APARECE NA TV. é isso aê: MOBILIZAÇÃO com DIÁLOGO junto à COMUNIDADE por uma MELHOR EDUCAÇÃO!



GREVE DOS PROFESSORES - 12/03/10




























fotos: Rodrigo Ciríaco

autorizada e SOLICITADA a reprodução
cite a fonte mas, principalmente
os MOTIVOS da MANIFESTAÇÃO!

POR UMA MÍDIA DEMOCRÁTICA E LIVRE


0 comentários:

 

Blog da Nidi Copyright © 2010 Designed by Paulinha Lobato