domingo, 24 de janeiro de 2010

Livros na rede

Postado por Nidiane Latocheski às domingo, janeiro 24, 2010 2 comentários
Procurando por  espaços legais que mostrem como está a leitura atualmente, achei o site LIVROS E PESSOAS.. Lá tem muitas dicas legais de leitura e reflexões..
Por isso, pus o texto aqui para vc tb refletir.. Boa leitura!



O ciberespaço está repleto de estantes virtuais. Basta chegar no site certo, escolher a obra, baixar o arquivo para começar a ler. E o melhor de tudo: de graça.


No final do ano passado a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, disponibilizou para download gratuito todos os 186 títulos da Coleção Aplauso. Uma estratégia que reflete os novos hábitos de leitura de quem já gostava de ler - é pouco provável que os e-books gratuitos sejam elementos de conversão daqueles pouco familiarizados com os livros. Editoras privadas, ou seja, que precisam ser lucrativas para manter suas portas abertas, já oferecem livros que tanto podem ser lidos na tela do computador ou salvo em um pen-drive e levado até uma gráfica para impressão.


Os números do Domínio Público, portal do Ministério da Educação, um dos pioneiros no segmento de e-books gratuitos, mostram que os leitores brasileiros estão recorrendo mais a esta nova mídia. No período de novembro de 2004, quando foi lançado com um acervo de 500 obras, a dezembro de 2009, o portal teve 22.6 milhões de vistas. Hoje conta, em seu acervo com 130.841 textos, 11.194 imagens, 2.492 arquivos de áudio e 1.191 vídeos, que, somados, totalizam 145.718 obras disponíveis para download gratuito. Certamente esta biblioteca virtual do MEC é a plataforma mais conhecida e a mais acessada pelos internautas em busca de livros gratuitos.


Mas hoje há vários sites que se propõem a ir na contramão do mercado editorial convencional. É o caso de Os Viralata, no ciberespaço desde 2004. Na apresentação, explica-se logo que a grafia incorreta do nome do site é proposital, "uma maneira sutil de dizer que se o mercado empurra autores para a marginalidade, então que esses autores aprendam novas regras para poder sobreviver".



Autores independentes


Uma das soluções é oferecer os e-books gratuitos, além de comercializar os títulos de todos os escritores independentes que usam aquele espaço. No momento, Os Viralata conta com três títulos para download: "O cabotino - um guia de anti-ajuda para literatos", de Paulo Polzonoff Jr, "Urbanóides", contos e crônicas, de Zander Catta Preta, e "Ovos de touro", contos de Emerson Wiskow.



O jornalista paulista Cláudio Tognolli também fez isso com seu "Balenciaga Torres e os corações peludos". Sua plataforma é o site da Editora do Bispo e está disponível em três versões e conta até com trilha sonora. Mas a Editora do Bispo, de Pinky Weiner, filha dos jornalistas Danuza Leão e Samuel Weiner, não oferece apenas os trabalhos de autores pouco conhecidos da grande massa de leitores.



O escritor irlandês Jonathan Swift, autor de "As viagens de Gulliver", está na lista da irreverente editora paulistana, com a obra mais cáustica do escritor que morreu surdo e louco: "Manual para fazer das crianças pobres churrasco". A própria Pinky Wainer tem lá seu livro "Vendo alma vagabunda com tatuaje del Che", fortemente inspirado em Charles Bukowski.



Com seis títulos de free download, a Editora do Bispo é, de longe, a mais inovadora neste segmento, com diagramações arrojadas e pouco convencionais. Certamente ter em seu catálogo autores debochados como José Simão ("José Simão no país da piada pronta") e Xico Sá ("Caballeros solitários rumo do sol poente - fulgor, sexo e morte na mais longa noite de San Pablo") ajuda neste quesito.



No hotsite da Coleção Aplauso, o leitor vai encontrar uma profusão de biografias, como as de Fernanda Montenegro, Fernando Meireles, Beatriz Segall, entre outros monstros sagrados da dramaturgia nacional. Os cinéfilos vão encontrar roteiros de filmes, como "Cidade dos homens" e "Batismo de sangue". Tem ainda Ensaios, como "A hora do cinema digital" e "Bastidores". Outra categoria contemplada na coleção é a crítica, com os trabalhos de cinco autores, entre eles o colaborador do Diário do Nordeste L. G. de Miranda Leão, organizado pel a jornalista Aurora Miranda Leão.



Outros recursos


Muito embora não disponibilize toda a obra para download, a Jorge Zahar Editor oferece ao internauta a opção de salvar o primeiro capítulo de seus títulos. Uma estratégia de sedução mais ousada do que a da Amazon, que permite ao leitor apenas folhear as primeiras páginas, incluindo o sumário.


Recurso gráfico semelhante ao que se encontra no portal Cronópios, onde se pode ler três de seus e-pocket books, que têm até recursos de animação, como no "Kinopoems", do cineasta Sylvio Back. O escritor cearense Carlos Emílio C. Lima está na lista com o romance inédito no imprenso "A velha do cavalo do menino da égua".



A viagem de descobrir sites que oferecem obras - de desconhecidos a imortais nacionais e mundiais e melhor de tudo grátis - pode equivaler ao deleite de viajar nas páginas de um livro, pois em ambos os casos é uma viagem ao conhecimento.


Dicas



www.dominiopublico.gov.br - clássicos da literatura

www.aplauso.imprensaoficial.com.br - coleção de 186 títulos sobre as artes cênicas


www.zahar.com.br

www.editoradobispo.com.br

www.cronopios.com.br - revista literária, pockets eletrônicos


www.osviralata.com.br - site de autores independentes


www.gutenberg.org - dispõe de mais de 30 mil títulos

www.education-portal.com - oferece uma lista de 40 sites para baixar livros em inglês grátis.


www.bibvirt.futuro.usp.br - dispõe de uma bo a lista de audiobooks

www.bn.br/site/pages/bibliotecaDigital/bibsemfronteiras - tem que instalar um programa para baixar os títulos



Recursos para facilitar a leitura


Você achou aquele livro que queria tanto ler, mas o arquivo em PDF está em texto corrido em página de A4. Isso é um verdadeiro anti-clímax para o prazer de ler. Além disso, pode sair mais caro, se mandar imprimir. Uma saída estética e financeira é diagramá-lo. O programa BookletCreater faz isso. A partir do arquivo baixado, o programa faz a diagramação, permitindo dobrar as páginas impressas e grampear, aproximando-se mais do formato livro.


Outra novidade em termos de conforto de leitura é oferecido pelo site BookGluton, que foi criado pensando precisamente em fazer com a que leitura na tela seja o mais próximo possível da sensação de ler no papel.



Para quem quer ler uma obra em doses suaves pela internet e receber os capítulos na sua caioxa de e-mail há o Leitura Diária. Depois que você escolher o livro, você escolhe os dias, horário, tamanhos e tipos de formatação em que deseja receber os trechos da obra. Feito isso, o programa informa quanto tempo vai levar para completar a leitura da obra completa.



Voltado mais para estudantes, outras alternativas para baixar e-books são BibVirt (Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro), que fornece 52 importantes audiolivros. O Education Portal traz uma lista de 40 sites para baixar livros em inglês grátis.



Na área de entretenimento puro e simples, no Portal Literal, podem-se ver as famosas tirinhas "As cobras", de Luis Fernando Veríssimo, em formato de animação, e ainda vê-lo tocando com sua banda de jazz.

O Projeto Gutemberg tem em seu acervo 30 mil títulos que podem ser lidos no computador, no iPhone, Kondle e outros leitores eletrônicos portáteis. No site, há um apelo para o internauta ajudar na digitalização dos livros.


Mas uma das propostas mais inovadoras no universo dos e-books é o a da Mojo: "Se música fosse literatura, que história contaria?". A partir deste gancho, autores, em sua maioria desconhecidos, escolhem um álbum de uma banda ou de um cantor/a e criam uma história.


Tendo como slogan "uma editora 100% digital", a Mojo, lançada em 2006, conta com mais de 130 títulos - de Rollong Stones a Luis Gonzaga, de Bauhaus a Odair José.



Laurisa Nutting



Fonte: Diário do Nordeste
in: http://www.livrosepessoas.blogspot.com/

Após comentário do Mário, fui visitar o site indicado por ele, é o http://www.universidadefalada.com.br/ de áudio livros.. Muito bom tb! Vale a pena abrir a conta e comprar, os preços variam a partir de R$ 9,00 em diante.. ...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Amizade

Postado por Nidiane Latocheski às quinta-feira, janeiro 21, 2010 6 comentários
Há algum tempo noto que os relacionamentos entre alunos e professores são mais saudáveis quando o respeito é o ingrediente principal. Costumo ouvir e dizer que não é necessário morrer de amores pelos mestres, mas, é preciso uma relação respeitosa apenas.

Mas, é inegável que alguns alunos tornam-se nossos amigos além da sala de aula. Isso é muito interessante. Pois trata-se de afinidades, ideias que se coincidem, que são compartilhadas, um bate papo aqui outro ali.. E como sentimentos não se explicam, vivamos e só.

Abaixo um texto de um dos alunos que tornou-se meu amigo também. E ele relata numa crônica, como ele disse, "bem humorada", a amizade... E você o que acha da AMIZADE? Escreva algo e deixe imortalizado por aqui.. Abraços aos amigos fiéis e verdadeiros...

Amizade não se explica, apenas acontece 

por Diogo Kovalsikoski

"Nα nossα cαminhαdα pelα vidα, conhecemos pessoαs todos os diαs. A mαioriα, simplesmente, encontramos por encontrar mesmo. Mas, outras são mandadas especialmente por DEUS. Estαs se tornαm pessoαs especiαis, e conosco pαssαm os melhores diαs de nossαs vidαs.

Foi assim com a gente, nesse ano de 2009. Eu, Diogo, comecei o ano em outra escola, e vi que ali não era o meu lugar, o que eu fiz? .... Hum vazei de lá. Cheguei no Álvares, em um lugar diferente, conhecendo apenas poucas pessoas. O começo todo mundo sabe que foi difícil: chegar à escola e ser olhado como um desconhecido que poderia muito bem ser um bandido, ou ser um pobre coitado.

O tempo foi passando e aos poucos fui me aproximando das pessoas, principalmente, de um sujeito chamado Eduardo, onde tempos depois nos tornaríamos amigos inseparáveis, tipo “arroz e feijão”, “goiabada com queijo”, “fezes com vaso”. Desse jeito mesmo, nos tornamos amigaços, e nenhum dos dois vai esquecer dos momentos especiais passados entre nós. Temos história para contar a vida inteira.. Por exemplo, a vez que resolvemos ir em um certo lugar, e no caminho acabei atropelando um gato, levando um tombaço, não conseguia nem me levantar mais, não porque eu tinha me machucado e sim porque não parava de rir.

E a vez que o Eduardo emburrou e sentou na calçada dizendo que só ia sair dali, depois que eu fosse embora... hum... resultado disso tudo , ele dormiu lá e eu não fui embora..

Dentro da Sala.... melhor nem falar, era Galopeira de um lado, Pistoleira do outro, era um cantoria danada. E o Paulinho que perguntou bem assim (vai ter prova?), (e se a gente não fizer o relatório a gente vai ser expulso ? )

Assim, a gente foi ficando louco cada dia que passava, mas o que estava valendo era ser feliz.

Também passei por momentos difíceis, lesionei meu joelho e o meu mundo se virou de ponta cabeça, pensava até que não ia nunca mais me recuperar, mas, sabia que DEUS era maior do que todas as dificuldades , eu até vinha pra escola, mas, não tinha jeito pra ir embora. Então, DEUS me mandou um presente, ahhh! O Eduardo! Ele não era o presente principal né?, mas, era ele que ia pedalar a bicicleta pra me levar embora por vários dias, até que me recuperei. Agradeço todo dia a ele por isso.

Tirei minha dúvida sobre essa amizade, diz uma velha frase que "Um verdadeiro amigo é aquele que entra quando todos os demais se vão." E foi assim com o Eduardo e com muitos outros que me deram força, alguns fingiram que nem me conheciam. Fazer o quê?A vida está sujeita a isso.

O ano foi se acabando, e quando pensávamos que o ano ia acabar assim, veio mais um louco de Machadinhooo... vixxi! não , não ele não ia matar a gente, até que ele é gente boa.

Foi ele que presenciou uma das cenas mais engraçadas da minha vida, a maldita dor de barriga ... afff ... não gosto nem de lembrar. Graças a Deus que tinha um corpo de bombeiro perto, ufaa! Sem dizer que eu subi aquelas escadas umas vinte vezes para ver se evacuava tudo, chegou assar aquele lugar. Além de ter dado dor de barriga, o porteiro não queria deixar nem eu entrar no Mansão, até que ele ficou sabendo o que tinha realmente acontecido através de uma pequena frase dita desse jeito por um cidadão “ ELE TAVA CAGANDO NAS CALÇAS“. O cara não pensou duas vezes e já foi falando “ENTRA, ENTRA!“ Saí correndo para a festa quando veio o berro do Wagner, lá debaixo: “Oh Diogo ? O que foi? Você Cagou??” “ Caguei, Pow” .... kkkkkkkkkkkkkkkk , não conseguia andar mais de tanto que eu ria ....

Essa noite foi boa mesmo, tinha até guerreiro lá. Né EDUARDO? Vixi! Desculpa aí cara, não queria falar da Neguinha. Morreu o Assunto. Kkkkkkkkkkk

Foi assim o ano, cheio de loucuras, dificuldades, e muitas risadas, e assim vai se acabando mais um ano para começar outro. Quem sabe ano que vem temos novas histórias para contar.

Só nunca esqueça de seu maior senhor “ JESUS CRISTO “, porque sem ele nem um momento desse aconteceria."

Obrigado DEUS

Obrigado professores, Obrigado alunos, Obrigado Mãe da cantina, Obrigado a todos.
Diogo e Eduardo

 

Blog da Nidi Copyright © 2010 Designed by Paulinha Lobato