terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Bons textos merecem destaque

Postado por Nidiane Latocheski às terça-feira, dezembro 22, 2009
Com o clima de Natal em voga e todos nos animando para as Festas, farei uma homenagem à professora Helaine Balla, lá de Arapongas / PR. Apesar de não conhecê-la pessoalmente, é excelente professora, só pelo ótimo relacionamento (visível) que tem com os alunos, além de suas ótimas práticas, disponíveis no blog Português é Legal. Dela é essa  linda crônica de natal:


 


O bom velhinho


Quem mais deseja nesse mundo é o coração de criança. Naquele sábado de dezembro, quem chegasse por último ao shopping para ver o Papai Noel ia pagar castigo. Pela porta de vidro passaram desembestadas três crianças, uma menorzinha e outras duas correndo. Para quem não sabe, criança corre porque sente que a vida acontece só do lado de fora e não quer perder nenhum pedacinho dessa história de viver. Pra que ficar parado ou ir andando se o que a gente quer mesmo é chegar? Corre!

Naquela hora o movimento era fraco. Quase ninguém com sacolas de presentes, a maioria só olhando as vitrines. Final da tarde, hora da preguiça.
- Olha lá, no andar de cima! - uma delas gritou.

Ao lado da escada rolante do segundo andar, Papai Noel, em pé, descansava do seu trono. Quem disse que trabalhar sentado distribuindo balas e pirulitos é coisa fácil...

O barulho da correria cessou subitamente.

Três crianças imóveis em frente ao homem de vermelho, saco de doces nas mãos. Os olhinhos brilhando, mas ele não se mexeu. Nenhuma palavra, nenhum gesto, não viu. Segundos de embaraço, um só pensamento: “Papai Noel, a bala, o pirulito, sou criança!” Nada.
- Vamos ver os brinquedos?
- Vamos!!! Vamos correr!

Papai Noel sorriu para a garotinha no colo do pai, acenou. Depois olhou adiante, três crianças descalças e sujas divertiam-se sentadas nas máquinas de corrida, mãos fingindo sobre o volante, corações imaginando viagens inesquecíveis.
Helaine Giraldeli Balla,
Arapongas - PR - por correio eletrônico
Mundo Jovem, Mural do Leitor:
http://www.pucrs.br/mj/cronica-o-bom-velinho.php

Ela conta que escreveu este texto no ano passado porque presenciou a cena na época do Natal em um Shopping Center, "lugar em que criança pobre não é criança..."

MUITO LINDO, hein!?
PARABÉNS amiga virtual

3 comentários:

Unknown on 7 de janeiro de 2010 às 16:35 disse...

oi,linda!!! Nidiane, tb sinto saudades... logo iremos começar a organizar nosso projeto, hein?

Nidiane Latocheski on 9 de janeiro de 2010 às 10:07 disse...

ok Meire!!
loguinho começamos..
há de dar tuuuuuuuudo certo!!
bjão, miga!!

DannyellaThamara on 19 de janeiro de 2010 às 12:20 disse...

Caraca!! muito lindo o texto....
Parabéns Nidy por valorizar trabalhos que REALMENTE são merecidos.
Desejo muito sucesso a vc!!
Bjão Nidy!!
Saudades de ti!

 

Blog da Nidi Copyright © 2010 Designed by Paulinha Lobato